Wednesday, December 25, 2002

Não sei se estou mexendo em casa de vespa ao tocar nesse assunto, mas o Natal já passou, e a mensagem de hoje do Pr. Josafá me dá um bom suporte. Então vamos nessa:
“Eu não acredito em Papai Noel!”
“Claro, né, Vika!!!! Qualquer pessoa com algum contato com a realidade não acredita em Papai Noel!” vocês vão me dizer.
Não é isso! Eu não acredito que haja nada de bom sobre a idéia Papai Noel.. Acho que é nociva, especialmente aos filhos dos crentes.
Papai Noel é um velhinho bonzinho, de barbas brancas e bonachão que, na noite de Natal, corre o mundo inteiro entregando presentes às crianças que foram boazinhas durante o ano.

Então, pare pra pensar e raciocine comigo: Papai Noel nada mais é que um ser onisciente (sabe quem foi bom e mau durante o ano) e onipresente (corre o mundo inteiro num trenó voador em apenas uma noite!!! Um pouquinho demais, não?). Barbas brancas e jeitão de velhinho bonzinho é a imagem que mundo faz de Deus. Logo, Papai Noel -> uma espécie de super-herói -> um tipo de Papai do Céu.

Baseada nisso, entendo que o ensino dessa pequena lenda pode causar grandes prejuízos às pequenas mentes de nossas crianças.

“Grande coisa! Qual a diferença do Papai Noel para a Branca de Neve, a Chapeuzinho Vermelho ou outra historinha qualquer?” Você pergunta.

“Bem,” pergunto eu, “... quantas vezes você já ouviu alguém dizer ‘então um belo dia eu descobri que Chapeuzinho Vermelho não existia...’” Nunca!!!! Você nunca ouviu isso!!!! E sabe por quê? Porque ninguém ensina uma simples lenda como verdade!!! Nem mesmo o curupira ou o saci, lendas bem vivas em algumas comunidades, são ensinadas como verdadeiras, a não ser por quem realmente acredite nelas!

Por que ensinar que Papai Noel existe? Porque incentivar tal invenção sem lógica? Só porque é bonitinho? “oh, é tão bonitinho ver as criancinhas acreditado no Papai Noel do mesmo jeito que a gente acreditou quando era pequenininho... não é mesmo?” Não!!!! Não é MESMO!!!

O Papai Noel acaba entrando para o nosso imaginário como uma imagem de Deus. Uma imagem bem distorcida. Vemos Deus como aquele velhinho, bonzinho, bonachão, que a gente dobra e bota no bolso e faz o quer dele. Aí tudo desanda! Ter imagem de Deus é pecado. Ter uma idéia errada de Deus é idolatria. Por mais que um dia cresçamos e descubramos que nada daquilo era verdade, o estrago já foi feito, e oh, com poderia ter sido evitado se apenas algum pai cristão tivesse tido o bom senso de esclarecer a seu filho que tudo aquilo não passa de uma historinha sem sentido.
Pior, proclamada justamente no dia em que o mundo se propôs a celebrar o nascimento do Salvador. Natal não é Natal sem o bom Papai Noel. E como diz a canção “Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel....”
vika 11 de dezembro de 2002