Friday, September 30, 2005

Amiga

"Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração, assim falava a canção [...] Mesmo que o tempo e a distancia digam não. Mesmo esquecendo a canção."

Estava pensando muito em Lua hoje. Então por mais bob que ppossa soar escrever sobre amizade, é isso que vou fazer agora. Amizade é o tipo de relacionamento que deve ser a base de qualquer outro relacionamento íntimo.
E, apesar de eu ter um punhado de queridos amigos aqui nos EUA (eu escreveria seus nomes, mas eles sabem quem são, e está de bom tamanho assim mesmo – eu tendo a ficar muito melodrámatica quanto falo desse assunto), Luana ainda é minha melhor amiga, mesmo que estajamos tão longe.


A melhor coisa de nossa amizade é há quanto tempo ela tem durado – agora já são 11 anos. Isso é incrível. Um dia, há 11 anos atrás, nós decidimos ser melhores amigas. Sei que soa estranho, talvez até infantil. Mas éramos crianças, e crianças fazem coisas bobinhas como decidir se tornar melhores amigas.


Muita gente que era na época da idade que tenho hoje me disse que ter um melhor amigo era bobagem, coisa de criança, que um dia eu iria crescer e esquecer.

Honestamente, estou feliz de não ter acreditado neles. E nem hoje acredito. Acredito que ter um melhor amigo é a melhor coisa que pode acontecer com algúém. Ter alguém especial, com quem você sempre pode contar, sorrir, chorar, brigar, contar segredos... é alguém para compartinhar.

Honestamente, acho que algu'me que diz que melhor amigo é coisa de criança é uma criatura infeliz que esqueceu muito sobre amar e cuidar


Mas, é isso, um dia prometemos ser melhores amigas daquele dia em diante. E foi uma das melhores decisões que já tomei, já que eu nunca tive amigos muito próximos até então (for a meu irmão, claro, mas ele já estava na trilha que o levaria a achar seus próprios amigos e namoradas, e eu estava ficando sozinha). De repente eu tinha alguém que não era parte de minha família com quem eu podia brincar e fazer as coisas divertidas que amigos fazem - tipo ser engraçada sem se importar, ir ao cinema qualquer hora, falar de rapazes, e ser irresponsavelmente feliz.

Nós nos ajudamos a crescer. E quando percebemos que faxia 10 anos que tínhamos decidido ser amigas, fomos ao shopping e compramos um par de blusas rosas e mandamos bordar nossos nomes nelas. Falando em ser irresponsavelmente feliz... fizemos isso só por fazer, como sempre fizemos tudo. Ah, claro, não éramos mais adolescentes, mas se melhroes amigos é coisa de criança, então podemos agir bem como crianças.

Toda ves que penso em Lua, agradeço a Deus pelo dom da amizade. Toda vez que eu penseo em Lua, não sei imaginar minha vida sem ela, pois toda vez que penso nela quase toda minha vida volta num flashback. Dormindo juntas, saindo, falando ao telefone, enviando cartas em papel de carta colorido, CD's dos Beatles CD's, estudos bíblicos, acampamentos, e tanto mais. Oh! Oh claro! Espero que ela me perdoe por escrever isso aqui mas... também não posso esquecer de que todas as vezes que ela terminava com um namorado eu era o ombro onde ela chorava. Toda vez que eu atendia o telefone e uma voz de choro me implorava para vir pra minha casa conversar eu sabia que teria uma longa tarde pela frente.


11 anos! Nossa! Um feito e tanto!

Agora que crescemos e seguimos nossos caminhos, talvez não sejamos tão próximas como antes e não tenhamos tantas memórias em comum. Não sei o que vai acontecer daqui pra frente. Talvez seja hora de re-começar a prática de escrever cartas. Tempo e distância são duas coisas que podem causar muitos problemas. Mas temos que seguir em frente, não é?

E talvez parte de ser melhroes amigas é aprender a continuar o relacionamento mesmo quando o tempo e a distância dizem não. Não viveremos de passado. Eu me recuso a olhar para trás e pensar que grande amizade tivemos. Nós temos uma grande amizade e ela não morrerá. Melhores amigos não é coisa de criança, é um compromisso para vida toda.