Wednesday, August 17, 2005

Estava evitando me manifestar pq nao estou muito por dentro dos fatos. Minhas fontes sao apenas a internet e umas poucas notinhas q saem de vez em quando no New York Times. E isso nao eh nada pra poder medir o sentimento geral da populacao ou entender quem tem dito o Q na TV.
Mas em face a esse texto e a tudo que acredito, preciso falar.
Concordo completamente com o texto. Creio q qdo votamos no PT para a presidencia, estavamos nao somente votando no PT mas mandando uma mensagem - a de que estavamos cansados de toda aquela corja e de que queriamos uma mudanca. Mudamos pq nao aguentavamos mais todo ano, ou a cada quatro anos as mesmas caras e as mesmas atrocidades.
O governo da mudanca desapontou? Parece q sim. Que infelicidade. As caras sao diferentes, mas continuam as artrocidades.
Eu so espero q o desapontamento nao nos leve a isentar os antigos viloes. Falar q se estah ao lado do povo eh muito facil. Todos eles falam. Sempre falaram. E vao continuar falando.
Entendo q estejamos desapontados. Talvez muitos de nos tenhamos descoberto soh agora q a corrupcao parece existir em todos que almejam ao governo, independente dos partidos. E se essa eh a verdade, para onde vamos correr? Se todos os que estao la para serem votados tem alguma divida peratne a sociedade, sera q o BRasil soh vai afundar mais e mais? Sera que vale ainda a pena acreditar em alguma coisa?
E para nos que somos crentes, as vezes eh mais facil dizer que 'e o sinal dos tempos, e que nem vale a pena lutar por nada. Entao nos calamos, nos afastamos, simplesmente dizemos que nao gostamos de politica.
Nao posso deixar de pensar no que me disse uma professora no colegial: "O destino de quem nao gosta de politica eh ser dominado pelos que gostam." E nao posso esquecer q, para os crentes em Cristo, cidadania eh uma responsabilidade que temos no mundo em quem Deus nos colocou.
Eu nao sei apontar uma solucao para a corrupcao. Eu nao posso indicar o candidato sem "rabo preso" para votarmos.
O que eu posso dizer eh que, em instancia nenhuma de nossas vidas, nos devemos deixar de ter esperanca. Quem assistiu "Um sonho de Liberdade", lembre ahi dos dois personagens principais. Morgan Freeman disse q esperanca era uma coisa perigosa. Sim, pq podemos nos desapontar, epecialmente qdo tudo ao seu redor diz q vc nao tem mais pelo que esperar. Por que continuar a crer e a sofrer desapontamentos? Mas Tim Robbins a via como a unica coisa q o fazia continuar a viver. Sem esperanca, somos apenas uma casca vazia, sem motivo para seguir em frente.
Se vc eh um crente, sua esperanca eh ainda mais sublime que a do cidadao comum. Vc tem a esperanca junto com a certeza de que a justica triunfara.
Como crentes e cidadaos, tudo q podemos fazer eh continuar a ter esperanca, e fazer dela o motor que nos faz seguir em frente. Nao perdendo de vista o mar de lama em que estamos, mas nao nos entregando, nao pensando "deixa pra la", vamos continuar a procurar pela mudanca que gostariamos de ver, analisando a situacao com toda a lucidez possivel, e procurando q que podemos fazer para essa mudanca acontecer.